29 de janeiro de 2019

Anis, da medicina popular à gastronomia

                                                                                                 Imagem: Reprodução/Google

        Usado na gastronomia e em tratamentos medicinais, o Anis estrelado é uma especiaria proveniente do Oriente Médio, muito utilizada em países como a China e o Vietnã. O nome se dá pela semelhança com uma estrela de oito pontas, formato que se define após o processo de colheita e secagem da planta, em que a mesma começa a desenvolver o aroma e o sabor característicos. Quando secos, podem ser usados também para decoração.
        Por ser rico em Vitamina C, Cálcio e Ferro, o consumo do Anis é recomendado para o tratamento da gripe, segundo estudos farmacológicos. Como outros benefícios para a saúde, podemos identificar a redução de cólicas, melhora no processo digestivo, alívio de tosses e dores na garganta, aceleração do processo de cicatrização, aumento da circulação sanguínea, além de auxiliar nas noites sono, através de propriedades sedativas.

                                                                                                                                                            Foto: Sabrina Vanina

     Na gastronomia o Anis é muito utilizado em geléias e doces, principalmente em harmonia com frutas, como goiaba e manga. Em pratos salgados, a especiaria é muito utilizada para temperar peixes, aves e carne vermelha, além de permitir a aromatização de diversos tipos de caldo e de ser muito utilizado em diversos tipos de chás. Na indústria de bebidas, também está presente na elaboração de licores, substituindo a erva-doce em alguns drinks.

Pavê de Paçoca com Chocolate

Rendimento:  10 porções Tempo de preparo total:  02h30min Ingredientes Creme: 1 caixinha de Leite Condensado 2 xicaras (chá) de ...