30 de abril de 2019

A combinação perfeita entre o chocolate e o vinho


                                                                                                                                   Imagem: Reprodução/Google

Combinações gastronômicas diversas ajudam aos mais variados paladares. Algumas são exóticas e até difíceis de entender, mas outras caem facilmente no gosto popular, por unir paixões incrivelmente saborosas. A mistura do chocolate com o vinho, ilustra bem essa história.
Seja em alguma comemoração, presenteando um ente querido ou simplesmente para relaxar, estes dois produtos têm presença constante na rotina de uma parte expressiva da população. A novidade é que além de saborosos, estes produtos trazem muitos benefícios à saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, constatou que tais produtos combatem rugas e são responsáveis por manter a pele mais jovem, mantendo nos que consomem moderadamente, uma aparência saudável.
Ainda de acordo com o estudo, o consumo do chocolate e do vinho tinto contribuem para o rejuvenescimento de células antigas, tornando-as semelhantes às células jovens. Para os pesquisadores o que propicia esse resultado são os compostos flavonoides, presentes no vinho e no chocolate, e são conhecidos por seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
A pesquisa foi realizada diversas vezes pelos pesquisadores em laboratório e em todas as experiências, de acordo com a líder do estudo Eva Latorre, as células rejuvenesceram.

26 de abril de 2019

O consumo de chocolate e as espinhas

                                                                                                                                                   Imagem: Reprodução / Google


Ainda na esteira da Páscoa, data em que o chocolate é o personagem principal, surgem algumas dúvidas quanto ao alto consumo e suas consequências. Dizer que o chocolate engorda ou dá espinha, já entrou no inconsciente coletivo e mesmo sem, muitas vezes, apresentarem embasamento científico, as pessoas repetem tais expressões como verdades absolutas. Vejamos então se estão corretas.
O chocolate não é totalmente vilão quando se trata da saúde da pele, mas existem evidências de que ele tem certa influência inflamatória em pacientes com doenças de pele, como a acne. Chocolates com alto índice glicêmico podem piorar o cenário, ou seja, os que que possuem muito açúcar em sua composição, aumentam e até agravam essas lesões. Neste contexto, os amargos surgem como melhor opção.
Não existe um limite de consumo de chocolate pré-estabelecido no caso de pessoas com propensão a ter espinhas, mas é recomendado certo cuidado na ingestão de alimentos ricos em açúcar. Ao perceber o agravamento das lesões na pele, o indivíduo deverá reduzir o consumo e intensificar o tratamento, como na Páscoa, por exemplo.

23 de abril de 2019

Conservando os chocolates da Páscoa

                                                                                                                                Imagem: Reprodução/Google

A Páscoa passou e é muito comum que sobre uma grande quantidade de chocolate, que você não aguentou comer. Sejam barras, ovos ou caixas de bombons, de fato é quase impossível dar conta de tudo em apenas um dia. Para não perder esse doce tão amado e para preservá-lo por mais tempo, a seguir apresentamos algumas dicas:

- Guarde-o em um lugar seco, arejado e sem exposição à luz natural ou artificial. Mas nunca na geladeira, pois a baixa temperatura e alta umidade alteram o sabor e consistência do chocolate, além de facilitar a aparição de fungos e manchas brancas;
- Mantenha o que sobrou na embalagem do próprio produto, bem fechada. Se não a tiver mais, embale em papel alumínio;
- Colocar os restos já embalados no papel do ovo ou em papel alumínio em um recipiente de vidro. O vidro é um material que não deixa cheiro e é mais fácil de higienizar;
- Ao consumir o chocolate, dê aos caseiros e recheados, pois neles são utilizados ingredientes mais perecíveis. Estes devem ser consumidos em até 5 dias após abertos.
- A temperatura ideal para manter o chocolate sem alterar seu sabor e consistência por mais tempo é entre 13ºC e 23ºC.

        Seguindo estas dicas, você terá como desfrutar do seu estoque de chocolates por mais tempo, mantendo o sabor e evitando que estraguem.

Fonte: Huffpost

18 de abril de 2019

Tarte tatin de chocolate e banana

                                                                                                                                                  Imagem: Reprodução/Google


Preparamos para você, uma excelente sugestão para preparar na Páscoa!

Rendimento: 6 porções
Preparo: 15 minutos
Tempo de forno: 30-35 minutos

Ingredientes
350g de massa folhada pronta;
Farinha de trigo para enfeitar;
100g de açúcar mascavo claro;
50g de manteiga sem sal, mais um pouco para untar;
75g de chocolate amargo (até 70% de cacau) picado finamente;
2 paus de canela;
5 bananas firmes, cortadas em pedaços grandes;

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200°C (forno de convecção a 180ºC). Unte uma forma de 22cm de diâmetro. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada em um disco um pouco maior que o diâmetro da forma. Reserve.

Coloque o açúcar e a manteiga na fôrma e leve ao fogo médio mexendo com cuidado até obter um caramelo dourado-escuro. Retire do fogo e acrescente o chocolate, misturando até derreter. Coloque os paus de canela no centro da fôrma.

Arrume os pedaços de banana da fôrma sem deixar espaço entre eles. Coloque a massa sobre o recheio, inserindo a borda entre a fruta e a lateral da fôrma. Com uma faca pequena, faça alguns furos na superfície da massa para deixar o vapor escapar.

Asse por 25-30 minutos, ou até que a massa tenha crescido e fique com uma bonita cor dourada. Vire a torta imediatamente no prato de servir para a massa ficar por baixo. Sirva com creme de leite fresco batido ou sorvete.

Fonte
Livro: Chocolate de Eric Lanlard

16 de abril de 2019

A Meméllis no Chocolat Festival

                                                                                                                         Foto: Victor Pontes


Reunindo marcas e produtores de diversas partes do Mundo, o São Paulo Chocolat Festival, que aconteceu no último final de semana (de 12 a 14 de Abril) na Bienal do Ibirapuera, expos aos visitantes e expositores uma experiência de imersão no universo do cacau, do cultivo até o chocolate, que é o produto final.
                                                                                                                                                  Foto: Victor Pontes
                                                                                                                  Foto: Victor Pontes
                                                                                                                  Foto: Victor Pontes

Realizado desde 2009 em Ilhéus (BA) e desde 2013 em Belém (PA), o evento contou com a comercialização de produtos para consumo imediato, de maquinário e insumos para produção em massa, embalagens e a principal matéria prima do evento em várias e deliciosas formas, o chocolate. Além do foco na comercialização, o evento contou com workshops e muita troca de experiências entre os expositores e amantes do doce. Além dos Stands, ganhou destaque também a exposição de esculturas de chocolate e um espaço para as crianças cozinharem, com o auxílio de Chefs.
                                                                                                                                                  Foto: Victor Pontes
                                                                                                                  Foto: Victor Pontes
                                                                                                                  Foto: Victor Pontes
                                         Foto: Victor Pontes
                                                                                             Foto: Victor Pontes
                                                                                           Foto: Victor Pontes

Mesmo com a presença de grandes marcas como Callebaut, Cacau Show e Harald, a Meméllis Gastronomia, marca com pouco mais de um ano de existência se destacou como a única a comercializar deliciosos e muito procurados Pães de Mel. Com a variedade característica da marca, a Chef Commandant Gourmet Maria do Carmo, apresentou sua vasta cartela de sabores, desde o tradicionalismo do Doce de Leite até a excentricidade do licor de Anis. O resultado foi o esgotamento dos produtos mesmo antes do término do festival, devido à alta procura por parte dos clientes, sendo muito comum o retorno de clientes após experimentar o produto adquirido.
                                                                                                            Foto: Victor Pontes
                                                                                                                 Foto: Victor Pontes
                                                                                                                                                  Foto: Victor Pontes


9 de abril de 2019

Misturando paixões

                                                                                                                                                                       Imagem: Reprodução/Google


O chocolate pode ser encontrado em diversas formas, atendendo à vários gostos, agradando dos paladares mais clássicos até os mais excêntricos. A novidade de hoje fica por conta de uma receita australiana da marca Curds & Whwy, que consiste em um Blue Cheese preparado com licor de chocolate, com cobertura de cacau em pó e uma camada de chips de chocolate.
Especializada em laticínios, a marca desenvolveu o produto com o intuito de unir duas paixões extremamente populares, desenvolvendo um sabor inovador, com a presença suave do queijo e uma leve doçura por parte do chocolate.


Fonte: Portal do Queijo

5 de abril de 2019

A Páscoa mais cara do mundo

                                                                                                                   Imagem: Reprodução/Google

A Páscoa é uma data tradicional em que as reuniões de família são costumeiras. Um belo almoço e a troca de chocolates são comuns e aguardados por muito tempo. Há quem faça dieta o ano todo para se esbaldar em chocolates neste dia. No entanto, há quem prefira uma comemoração menos trivial e um pouco mais excêntrica, mesmo que fora de época.
A To’ak Chocolate, empresa de chocolate que usa cacau da floresta no Vale Piedra de Plata (que existe há mais de cinco mil anos e estava ameaçada de extinção), no Equador, em parceria com a empresa de viagens Brown + Hudson, criou uma viagem para apenas 12 pessoas até o local onde o cacau é plantado. A marca, que é conhecida por produzir os chocolates mais caros do mundo (uma caixa chega a custar R$2.500,00), idealizou o projeto chamado “Coração das Trevas: A História não Contada do Chocolate”.
Os viajantes conhecem a forma com que o fruto é cultivado, guiados pelo próprio dono da marca, Jerry Toth, além de conhecerem alguns Chefs renomados no país, como Rodrigo Pacheco e Carlos Gallardo. A hospedagem fica dividida em três opções, no hotel Illa Experience (Quito), no chalé de floresta Casa Simpson (Andes) ou no Las Tanusas (no litoral de Puerto Cayo). A viagem acontece de 22 a 29 de junho, mas as reservas se encerram no dia 5 de abril. O custo da expedição é de US$ 25.900,00 já inclusas despesas de transporte.
                                                                                                                                                        Imagem: Reprodução/Google

2 de abril de 2019

CUSCUZ DE TAPIOCA

                                                                                                       Imagem: Reprodução/Google


Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 6 porções

Complexidade do preparo (baixa *  média ***  alta *****): * 

Materiais alimentares:
1 Xícara (chá) açúcar
1 Côco ralado
500 gramas de tapioca em grãos 
1 Pitada de sal
6 Xícaras (chá) leite


Preparo:
Passo 1 - Em uma tigela, coloque o açúcar, o coco, a tapioca e leite fervente, misture bem e deixe descansar, por 5 minutos.
Passo 2 - Na próxima meia hora, vá mexendo a mistura a cada 5 minutos, para hidratar bem.
Passo 3 - Coloque em uma vasilha retangular e deixe esfriar.
Passo 4 - Leve para geladeira.
Passo 5 - Corte em pedaços e decore com coco ralado.

Pavê de Paçoca com Chocolate

Rendimento:  10 porções Tempo de preparo total:  02h30min Ingredientes Creme: 1 caixinha de Leite Condensado 2 xicaras (chá) de ...