31 de maio de 2019

Taça de chocolates e menta

                                                                                                  Foto: Livro/Chocolate - 50 melhores receitas

Ingredientes para 04 pessoas
250ml de creme de leite;
250ml de leite;
150g de açúcar;
25g de chocolate amargo picado;
7g de gelatina em folha;
1 colher de chá (05ml) de essência de menta;
Algumas gotas de corante alimentício verde.

Modo de preparo
Ferva o leite e o creme de leite com açúcar. Adicione a gelatina, previamente demolhada e espremida, e deixe dissolver. Divida essa mistura de panna cotta em três partes. Deixe a primeira ao natural. Tempere a segunda com a essência de menta e tinja com algumas gotas de corante verde.

Misture o chocolate à terceira. Divida o primeiro creme entre quatro taças e leve à geladeira até endurecer. Depois, despeje uma camada do segundo creme sobre a primeira e deixe firmar (se estiver muito grosso para despejar, aqueça um pouco para que fique mais líquido).

Por fim, acrescente a terceira camada à panna cotta colorida. Mantenha as taças na geladeira por ao menos 2h antes de servir.

Fonte

Livro: Chocolate - 50 melhores receitas

28 de maio de 2019

Expansão na paleta de cores: a criação do chocolate lilás

                                                                                                                                     Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Durante muitos anos, o mercado do chocolate contou com um leque de opções, que não se alterava. No início de 2019, a Barry Callbaut apresentou no Brasil o chocolate Ruby, que possui a tonalidade naturalmente rosa, devido ao tipo de cacau utilizado na produção. Pouco tempo depois, a Cuore di Cacao, marca brasileira, traz uma versão que amplia as opções de tonalidade do doce, o chocolate lilás.
A produção é 100% artesanal, e o chocolate é feito a partir da combinação de chocolate branco com farinha de uva fermentada e possui um sabor que semelhante ao do vinho. A marca curitibana, que é conhecida pela produção de chocolates com sabores inusitados, envia mensalmente, para os assinantes de todo o Brasil do seu clube do chocolate, 200g de chocolates variados. Os recheios são diversos, com destaque para um dos mais excêntricos que é o de erva-mate.
O chocolate lilás é feito com a farinha U-Vita, que nasce do bagaço das uvas fermentadas na produção de vinho. O produto, é resultado de uma parceria entre a Vinícola Franco Italiano, e pesquisadores da Universidade Positivo em Curitiba. Por conta da acidez resultante da fermentação da uva, o chocolate branco perde a doçura característica e fica delicado no paladar. Além da farinha, a composição conta com nibs de cacau na composição, que dão crocância e suavizam ainda mais a doçura. Essa parceria reforça o reaproveitamento total do alimento, pois todo o bagaço utilizado na produção de vinhos que seria descartado, se transforma em um produto com várias possibilidades na cozinha.
A iguaria na cor lilás foi criada apenas para a edição de maio do clube de assinantes, no entanto, devido ao grande sucesso, a marca decidiu investir em uma quantidade maior, aberta ao consumo do público por tempo limitado.

Fonte: Gazeta do Povo

24 de maio de 2019

Clafoutis de pera e chocolate

                                                                                                                                                     Imagem: Reprodução / Google

O clafoutis é um prato tradicional e geralmente feito com frutas vermelhas. No entanto, com peras cruas é também uma ótima opção e está na moda!

Rendimento: 6 porções
Preparo: 20 minutos, mais o tempo para esfriar
Tempo de forno: 25-30 minutos

Ingredientes
Manteiga sem sal, para untar
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
250g de chocolate amargo (até 70% de cacau) picado grosseiramente;
50g de farinha de trigo;
1 colher (chá) de canela em pó;
4 ovos batidos;
50ml de creme de leite fresco levemente batido;
200ml de leite;
4 peras maduras, descascadas, sem o miolo e cortadas em fatias grossas.

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180ºC (forno de convecção a 160ºC). Unte uma travessa de louça refratária de 1,5 litro e polvilhe o açúcar.

Derreta o chocolate em banho-maria, em fogo baixo.

Peneire a farinha de trigo com a canela, acrescente os ovos, o creme de leite e o leite formando uma massa líquida. Adicione o chocolate derretido e despeje o preparo na travessa. Espalhe as fatias de pera por toda a superfície da massa, deixando que afundem.

Asse por 20-25 minutos, ou até firmar. Deixe esfriar bem na própria travessa, só depois coloque na geladeira.

Fonte
Livro: Chocolate de Eric Lanlard

21 de maio de 2019

As tendências da indústria do chocolate

                                                                                                                                                 Imagem: Reprodução / Google


O universo do chocolate oferece inúmeras possibilidades. Existem tipos e sabores diversificados, mas é comum que um chocólatra ou alguém que coma apenas um pedacinho depois do almoço tenha suas preferências. No entanto, com o passar dos anos, a indústria tem se remodelado e alguns fatores começam a interferir na preferência dos consumidores, pelo menos é o que diz a expert em cacau, Kristy Leissle.
Mesmo com o domínio das grandes marcas, os chocolates artesanais ganharam destaque nos últimos anos, o que Kristy define como “verdadeiro renascimento. ” Isso se deve principalmente ao processo produtivo, que conta com ingredientes cuidadosamente selecionados e ausência de produção em grande escala, o que resulta em itens únicos.
O gosto dos clientes pela produção manual se dá também pela história que geralmente está por traz daquele processo e pela associação do termo “artesão” com a figura de alguém que faz algo por amor, ou seja, pela paixão em produzir um chocolate e consequentemente dar-lhe mais sabor.
Os dados levantando pela expert ressaltam, entre outras coisas, a valorização das marcas que priorizam uma produção artesanal, como faz a MeméllisGastronomia desde a sua criação.

16 de maio de 2019

Waffle de chocolate

                                                                                                                      Imagem: Reprodução / Google

Rendimento: 12 – 16 unidades
Preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 5 minutos por waffle

Ingredientes

50g de cacau em pó;
2 colheres (chá) de canela em pó;
250g de manteiga derretida;
300g de açúcar;
4 ovos batidos;
250g de farinha de trigo;
2 colheres (sopa) de leite;
2 colheres (chá) de extrato de baunilha;

Açúcar de confeiteiro e cacau em pó, para polvilhar

Modo de preparo

Pré-aqueça o aparelho de waffle. Peneire o cacau em pó em uma tigela grande e acrescente a canela e a manteiga. Acrescente o açúcar, os ovos e a farinha e incorpore o leite e a baunilha até obter uma massa homogênea.

Despeje um pouco de massa no aparelho de waffle e cozinhe conforme as instruções do fabricante. Repita até usar todo o preparo.

Polvilhe os waffles com açúcar de confeiteiro e cacau em pó e sirva-os quentes. Eles ficam perfeitos com caldas de chocolate diversas.

Fonte
Livro: Chocolate de Eric Lanlard



14 de maio de 2019

Os questionamentos em torno do chocolate branco

                                                                                                                                                  Imagem: Reprodução / Google


O universo gastronômico é envolto com uma série de questionamentos. Quando trazemos para os doces, mais precisamente o chocolate, encontramos um dos pontos mais levantados: O chocolate branco é de fato um chocolate?
Para responder essa pergunta é importante entender como é o processo de produção do chocolate. A fabricação começa com a fermentação das sementes maduras do cacau, neste processo que se obtém também o mel de cacau, muito usado no universo vegano para substituir o mel de abelha. Em seguida vem a secagem, em que a matéria prima perde cerca de 70% dos líquidos, sendo torrada na sequência, evidenciando o cheiro peculiar do cacau. Após isso são resfriadas, descascadas, moídas e picadas em pedaços minúsculos até virar uma massa escura, pastosa e perfumada. Desta pasta nasce os variados tipos de chocolate que conhecemos.
Para que se chegue à fórmula do chocolate ao leite, esta pasta recebe açúcar, leite e baunilha, já no chocolate amargo ou meio amargo, a intensidade está ligada a quantidade de leite, quanto menos leite, mais amargo. Já o chocolate branco é proveniente da gordura extraída da pasta de cacau, misturada com leite e açúcar.
De acordo com a Anvisa, a definição de chocolate é a seguinte: “ [...] é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados”. Ao interpretarmos a legislação, podemos sim considerar o branco como chocolate, desde que contenha mais de 20% de manteiga de cacau em sua composição. Mas como o fruto não entra diretamente no processo, ainda existe um forte questionamento a respeito.
O fato é que tais contestações ficam em segundo plano em relação ao agradável sabor do chocolate branco, que é muito utilizado e tem a preferência de muitas pessoas.

Fonte: Marie Claire

10 de maio de 2019

Chocolates inesquecíveis pelo mundo


Não é raro visitar um lugar baseado em uma aguardada experiência gastronômica. Muitos restaurantes no mundo, recebem reservas, sem que as pessoas sequer tenham experimentado um prato, somente pelo quanto outras pessoas comentam e pela sua fama. Com chocolate não é diferente. Alguns lugares do mundo ganharam notoriedade e viraram referência na produção deste doce tão amado. Segundo o Chef Flavio Frederico, que é dono da Academia de Confeitaria que leva seu nome, existem cinco destinos internacionais indispensáveis para os amantes de chocolate.
                                                                                                                                    Imagem: Reprodução / Google

Chicago – Estados Unidos

Uma marca chamada Vosgues, possui um chocolate muito saboroso e com recheios interessantes. São usados ingredientes mais exóticos e não convencionais, que estimulam os chakras do corpo. Como destaque da marca, que possui quatro lojas, o Chef ressalta o rechedo com pimenta superaromática.
                                                                                                                                    Imagem: Reprodução / Google

Genebra – Suiça

Um chocolate conhecido pela maciez e doçura, devido à utilização do leite na composição. Em Genebra, qualquer cidade oferece ótimas marcas. Um lugar destacado pelo Chef é a fábrica da Favarger, que existe desde 1826. Lá você encontrará a sétima geração da família fundadora da marca, utilizando a tradição como ponto alto na produção de chocolates.
                                                                                                                                    Imagem: Reprodução / Google

Paris – França

Visitar pelo menos uma das sete lojas Patrick Roger é um roteiro indispensável para quem vai à cidade luz. As lojas apresentam esculturas enormes feitas em chocolate na vitrine, todas trabalhadas à mão e artisticamente muito elogiadas.
                                                                                                                                 Imagem: Reprodução / Google

 Nova York – Estados Unidos

No bairro de Nolita, no centro de Manhattan, é possível encontrar a loja Stick With Me. A marca é reconhecida pelos seus bombons coloridos e brilhantes, que chamam a atenção dos visitantes. Para o Chef, o chocolate é muito saboroso e as combinações de variam entre as mais tradicionais e as ousadas.
                                                                                                                                  Imagem: Reprodução / Google

Bruxelas – Bélgica

A capital belga é conhecida pelas inúmeras lojas de chocolate, muitas delas com um ar mais tradicionalista. Uma ótima opção apresentada pelo Chef são as lojas do Pierre Marcolini, que é um dos mais renomados chocolatiers da Bélgica, com lojas também em outras partes da Europa, como Barcelona e Londres.

Fonte: Folha de São Paulo



3 de maio de 2019

Copinho de chocolate

                                                                                                                                 Imagem: Reprodução/Google


Separamos para hoje uma receita simples para quem curte comer um doce após as refeições.

Rendimento: 8 porções
Preparo: 10 minutos, mais o tempo para esfriar e refrigerar
Tempo de cozimento: 5 minutos

Ingredientes
1 litro de leite;
200g de chocolate amargo (até 70% de cacau) picado grosseiramente;
50g de açúcar mascavo claro;
75g de maisena;
50g de manteiga sem sal cortada em cubinhos;
2 colheres (chá) de conhaque.

Modo de preparo
Reserve 150ml de leite e despeje o restante em uma panela pequena. Acrescente o chocolate e o açúcar e aqueça em fogo baixo, mexendo até que o açúcar dissolva completamente.

Bata a maisena e o leite reservado com um fouet pequeno e incorpore ao leite achocolatado; leve para ferver mexendo constantemente. Retire a panela do fogo, acrescente a manteiga e depois o conhaque.

Despeje o preparo em copinhos ou xícaras de café. Deixe esfriar e coloque na geladeira por 4 horas ou mais. Retire da geladeira 1 hora antes de servir.

Dica
Para variar os sabores, substitua o conhaque por licor de laranja, cereja, cassis ou framboesa.

Fonte
Livro: Chocolate de Eric Lanlard

Pavê de Paçoca com Chocolate

Rendimento:  10 porções Tempo de preparo total:  02h30min Ingredientes Creme: 1 caixinha de Leite Condensado 2 xicaras (chá) de ...