De olho na pressão exercida
pelos consumidores e governos para comercializar produtos mais saudáveis, a
Nestlé começará a vender ainda em 2019 no Japão, barras do chocolate KitKat com
70% de chocolate amargo feito sem adição de açúcar. A iniciativa surge para
tentar amenizar as, cada vez mais crescentes, taxas de obesidade e diabetes.
Para manter o sabor, a
estratégia é usar a polpa do cacau para adoçar o chocolate. A técnica é
patenteada pela própria marca e transforma a polpa branca que cobre os grãos de
cacau em um pó que contém açúcar. O novo chocolate terá 40% menos açúcar que
grande parte dos demais. Com essa iniciativa a empresa especula-se que a
empresa visa atender à demanda cada vez maior por produtos com uma porcentagem
maior de compostos naturais. De acordo com Alexander von Maillot, Diretor de
confeitaria da marca, “O uso da polpa torna o chocolate mais premium, pois o açúcar
é um ingrediente barato”.
Com a consolidação desta nova
iniciativa no mercado alimentício, A Nestlé pretende usar o mesmo processo na
produção de leite ou chocolate branco futuramente. Mesmo diante de tantas
pressões, a marca não assume publicamente os reais motivos de tal iniciativa, “a
redição de açúcar é incidental, não um foco [...] Tem mais a ver com uma nova
mandeira de fazer chocolate e usar o melhor do cacau”, conclui von Maillot.
Fonte: Bloomberg
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