30 de julho de 2019

O vinho reduz o estresse?

                                                                                                                                              Imagem: Reprodução / Google


Já trouxemos no Blog alguns benefícios do consumo moderado de vinho, no entanto, um estudo da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, trouxe à pauta um fato novo. Pesquisadores concluíram que beber vinho tinto pode ser um grande aliado contra o estresse, resposta física do organismo, cada vez mais frequente nos dias de hoje. O fato se deve pela atuação do resveratrol, presentes nas sementes e cascas da uva escura.
Tal substância, segundo o artigo publicado na revista científica Neuropharmacology, bloqueia a manifestação de uma enzima relacionada ao controle da ansiedade e do estresse. Além de importante função relaxante, o estudo indica que a substância (resveratrol) pode ser utilizada até em tratamentos médicos contra a depressão. Isso porque reage com a enzima “phosphodiesterase 4” (PDE4) e surge como uma alternativa aos antidepressivos comumente utilizados que atuam no controle da serotonina e noradrenalina.
No entanto, ainda não é definitiva a ideia de que o consumo desenfreado da bebida tem os seguintes benefícios, pois o álcool é nocivo à pacientes com depressão. Então é necessário que o resveratrol seja isolado para que se tenha melhores resultados. Tal composto está presente nas sementes do morango, extrato da raiz do gengibre e nos amendoins.

Fonte: Metrópoles

Veja também:

                                                                                                                                       Foto: Sabrina Vanina
       Ainda falando sobre vinho, trazemos uma dica incrível. Experimente o Marcollinos,Pão de Mel Gourmet de vinho, uma exclusividade da Meméllis Gastronomia.

26 de julho de 2019

Bolo brilhante de chocolate e damasco

                                                                                                                                                              Foto: Mauro Holanda

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo total: 45 min

Ingredientes

1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado (para a cobertura) e mais 150 gramas para a massa
1/2 xícara (chá) de manteiga (para a massa) e mais 2 colheres (sopa) para a cobertura em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilha
6 ovos
3/4 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de geleia de damasco
1 colher (sopa) de leite
1 colher (sopa) de glucose de milho

Modo de preparo

Derreta 150 g de chocolate meio amargo em banho-maria. Retire do fogo e junte 1/2 xícara (chá) de manteiga e a baunilha. Mexa até ficar liso e frio. Acrescente as gemas e bata bem. Reserve.

Em uma tigela grande, e com a batedeira em velocidade alta, bata as claras até formar picos moles. Junte o açúcar, 2 colheres de cada vez, e bata mais até formar um merengue firme. Despeje a mistura de chocolate sobre o merengue e mexa delicadamente. Polvilhe a farinha de trigo com uma peneira e misture devagar para a massa não perder o volume.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e asse em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido. Para a cobertura, derreta 1 xícara (chá) de chocolate e 2 colheres (sopa) de manteiga em banho-maria. Junte o leite e o Karo® e mexa até ficar liso.

Corte o bolo ao meio. Passe a geleia de damasco sobre uma das metades do bolo e cubra com a outra metade. Espalhe a cobertura sobre todo o bolo e leve à geladeira até que esteja firme.

Fonte: Revista Claudia

Veja também:


                                                                                                                                                             Foto: Sabrina Vanina

       Ainda falando sobre a mistura do chocolate com damasco, trazemos uma dica incrível. Experimente o Meresquino o Pão de Mel Goumet com recheio de damasco, uma das especialidades da Meméllis Gastronomia.

23 de julho de 2019

O chocolate sem açúcar

                                                                                                                                                     Foto: Reprodução/Google


De olho na pressão exercida pelos consumidores e governos para comercializar produtos mais saudáveis, a Nestlé começará a vender ainda em 2019 no Japão, barras do chocolate KitKat com 70% de chocolate amargo feito sem adição de açúcar. A iniciativa surge para tentar amenizar as, cada vez mais crescentes, taxas de obesidade e diabetes.
Para manter o sabor, a estratégia é usar a polpa do cacau para adoçar o chocolate. A técnica é patenteada pela própria marca e transforma a polpa branca que cobre os grãos de cacau em um pó que contém açúcar. O novo chocolate terá 40% menos açúcar que grande parte dos demais. Com essa iniciativa a empresa especula-se que a empresa visa atender à demanda cada vez maior por produtos com uma porcentagem maior de compostos naturais. De acordo com Alexander von Maillot, Diretor de confeitaria da marca, “O uso da polpa torna o chocolate mais premium, pois o açúcar é um ingrediente barato”.
Com a consolidação desta nova iniciativa no mercado alimentício, A Nestlé pretende usar o mesmo processo na produção de leite ou chocolate branco futuramente. Mesmo diante de tantas pressões, a marca não assume publicamente os reais motivos de tal iniciativa, “a redição de açúcar é incidental, não um foco [...] Tem mais a ver com uma nova mandeira de fazer chocolate e usar o melhor do cacau”, conclui von Maillot.

Fonte: Bloomberg

19 de julho de 2019

Pavê de doce de leite com chocolate

                                                                                                                                                                Foto: Gisele Tesser



Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo total: 30min + 2h de geladeira

Ingredientes


2 pacotes de biscoito sabor chocolate (350g)
1 xícara (chá) de café pronto coado
Raspas de chocolate ao leite para decorar

Creme de doce de leite

2 xícaras (chá) de doce de leite cremoso
1 caixa de creme de leite (200g)
1 xícara (chá) de cream cheese

Cobertura

200g de chocolate ao leite derretido
1/2 caixa de creme de leite (100g)

Modo de preparo


Bata os ingredientes do creme de doce de leite no liquidificador até homogeneizar. Em um refratário médio, intercale camadas de creme de doce de leite e de biscoito umedecido no café, terminando em creme. Leve à geladeira por 2 horas. Misture os ingredientes da cobertura, espalhe sobre o pavê e decore com raspas de chocolate. Sirva.

FonteGuia da Cozinha


Veja também:

                                                                                                                                                             Foto: Sabrina Vanina

Ainda falando sobre a mistura do chocolate com Doce de Leite, trazemos uma dica incrível. Experimente o Pão de Mel Goumet de Doce de Leite, umas das especialidades da Meméllis Gastronomia.

16 de julho de 2019

Comida na mesa

Foto:

Essencial para a existência humana a alimentação é pauta de inúmeras discussões ao redor do mundo, principalmente quando se fala em desperdício. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) a quantidade de comida desperdiçada é superior à quantidade necessária para alimentar pessoas que passam fome, que já são cerca de 821 milhões de cidadãos. Um terço de toda a comida produzida no planeta, vai para o lixo sem nenhum destino específico.
Pensando neste preocupante cenário, o Mesa Brasil Sesc, projeto de redução de desperdício alimentar, desenvolveu há 16 anos uma estratégia para minimizar o desperdício, fazendo uma espécie de ponto entre empresas do ramo alimentício e instituições. Assim, o que não será mais comercializado, é repassado pelo projeto, para pessoas de maior vulnerabilidade social. Ao todo são 84 entidades e cerca de 11 mil pessoas beneficiadas, que recebem insumos de 43 empresas, entre mercados, indústrias e centros de distribuição do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O total arrecadado chegou à 117 toneladas de comida que iria para o lixo por não atender os padrões de qualidade imposto pelos clientes ou por estarem perto do vencimento, entre eles, arroz, feijão, pão, carne e frutas.
No entanto, o processo não é simples, pois além da grande quantidade de produtos a serem transportados e distribuídos nas entidades, existem leis e normas de segurança alimentar extremamente rígidas quando se fala em destinação de comida excedente, em outras palavras, a sobra dessas grandes empresas. Dessa forma, o Mesa Brasil Sesc recolhe somente os produtos que atendem mais facilmente tais regulamentações, - Toda manhã o caminhão sai, coleta esses alimentos nos parceiros e depois faz a entrega às entidades. Cada item é analisado um a um, para verificar as condições de consumo e se não está vencido. Tudo o que é recolhido no dia precisa ser entregue antes de o expediente acabar – explica Maria Aurenice Rodrigues Josino, nutricionista do Mesa Brasil.

12 de julho de 2019

Palha italiana com calda de chocolate

                                                                                                                                                                 Foto: Stela Handa

Rendimento: 35 porções

Tempo de preparo total: 30min (+2h de geladeira)

Ingredientes

2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido
1 pacote de biscoito maisena picado grosseiramente (200g)
Margarina para untar

Calda
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Tire do fogo, misture com o chocolate derretido e os biscoitos. Despeje em um refratário médio untado e leve à geladeira por 2 horas. Para a calda, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar uma calda. Despeje no refratário sobre a palha italiana e sirva.

Fonte: Guia da Cozinha

8 de julho de 2019

DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE: Consumo consciente e equilibrado

                                                                                                                                      Imagem: Reprodução/Google


Considerado vilão quando consumido em excesso, pela grande quantidade de açúcar e gordura saturada em sua composição, o chocolate é de fato uma paixão mundial. Pegando a onda do Dia Mundial do Chocolate, que ocorreu no último domingo (7), traremos algumas formas de consumo moderado para que você não deixe de deliciar essa iguaria tão saborosa e praticamente irrecusável.
Com uma grande variedade de opções, o chocolate pode ser encontrado em composições mais gordurosas, com percentuais extremamente baixos de açúcar ou alta presença de cacau. No caso do chocolate ao leite, por exemplo, há um grande volume de manteiga de cacau, já nos chocolates amargos, o fruto está presente em maior quantidade, se tornando estes, os mais recomendados para o consumo diário e com recomendações até de benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista Tayanne Fonseca, da Escola de Nutrição da UniNorte, “Hoje, sabe-se que o chocolate é um alimento funcional, por conta do cacau. Se consumido de forma adequada, deixa de ser vilão e pode até trazer benefícios, dentro de uma dieta, gerando prazer, fonte de energia e atuando como antioxidante. Tudo vai depender da quantidade e qualidade do chocolate”.
Ainda falando sobre o consumo diário, Tayanne orienta que não ultrapasse 20 gramas, levando em conta que o chocolate consumido seja com alta presença de cacau. Já o chocolate branco, não é bem visto, “O chocolate branco tem uma gordura maior, pelos ingredientes que são utilizados. Uma quantidade acima de 20 gramas pode trazer prejuízos, como aumentar taxas de gordura no sangue e de açúcar, e até causar problemas para o coração. O cuidado precisa ser redobrado para pessoas que têm patologias como diabetes”, ressalta.
No intuito de amenizar os efeitos negativos do consumo, a combinação do chocolate com frutas, surge como uma ótima opção. E para quem não consegue viver sem, Tayanne sugere cuidados no consumo, “O principal conselho é comer de forma consciente e equilibrada. Qualquer exagero, até comendo uma fruta todos os dias, pode gerar um distúrbio alimentar. Desfrutando de pequenas quantidades, você pode manter o doce na dieta e, ainda assim, ter qualidade de vida”.

Fonte: A Crítica

5 de julho de 2019

Mousse de chocolate com pimenta

                                                                                                                                                     Imagem: Reprodução/Google


Rendimento: 03 unidades

Tempo de preparo total: 03h20min

Ingredientes


100 g de chocolate branco em barra
100 g de chocolate amargo em barra
3 claras
2 colheres (sopa) de creme de leite
Pimenta malagueta em pó a gosto
1 folha de gelatina

Modo de preparo


Comece pela mousse de chocolate branco: aqueça rapidamente 1 colher de sopa de creme de leite em uma panela. Fora do fogo, adicione o chocolate branco e misture bem até derreter por completo.

Hidrate a folha de gelatina com um pouco de água fria por 5 minutos. Em seguida, adicione-a ao creme de chocolate branco e misture bem.

Bata apenas 1 clara em neve e junte também ao creme branco, incorporando delicadamente. Distribua a mousse em copinhos individuais e leve à geladeira.
Prepare a outra mousse: coloque o chocolate amargo em uma tigela de vidro e leve para derreter no micro-ondas por 3 minutos. Adicione o restante do creme de leite e misture bem.

Acrescente ao creme a pimenta em pó, de acordo com seu gosto.

Bata as 2 claras restantes em neve e incorpore delicadamente ao creme de chocolate. Em seguida, preencha os copinhos que estavam na geladeira com a mousse escura e deixe no refrigerador até a hora de servir. Decore cada copinho com raspas de chocolate.

Fonte: A revista da mulher

Veja também:
                                                                                                                                                                   Foto: Sabrina Vanina
Sabendo que o chocolate com pimenta realmente provoca uma mistura de sabores extremamente agradável ao paladar, a Meméllis Gastronomia desenvolveu o Bhinuss, que é o Pão de Mel Gourmet de Geléia de Pimenta. Experimente!
                                                                                                                                                                 

2 de julho de 2019

O museu dos sonhos


                                                                                                                                                   Imagem: Reprodução/Google

No imaginário de uma parte das pessoas, um mundo repleto de doces seria um mundo ideal e parte desse sonho já pode ser realizado. Piscinas de marshmallows, rosquinhas gigantes e esteira de cookies já existem e estão em um local denominado como o “Museu Mais Doce do Mundo”.
Em São Paulo desde o último dia 20 e com a sua primeira edição no Brasil, o museu ficará na capital paulista até o dia 18 e agosto, partindo no mês de setembro para o Rio de Janeiro. A atração, que foi um grande sucesso em Portugal, conta com atrações relacionadas ao universo dos doces em suas várias formas.
                                                                                                                                 Imagem: Reprodução/Google

O museu oferece 15 ambientes divididos em 02 andares em uma casa localizada na Rua Colômbia, 157 no Jardim América. O tema da atração é “Diga sim à felicidade”, segundo explica Carla Santos, idealizadora do projeto “É um espaço paralelo à realidade, uma chamada a momentos únicos de diversão e felicidade, com experiências que remetem ao imaginário de brincadeira e de gostosura que todo mundo traz da infância consigo. Quem nunca pensou em entrar em um lugar cheio de doces? ”
Toda a cenografia e o ambiente criados contribuem para que os visitantes se sintam cada vez mais atraídos e tirem inúmeras fotos, o que torna o local muito frequente em posts de redes sociais. Além da parte visual, cheiros, tatos e gostos também estão presentes, promovendo no visitante, uma sensação real de interação com os doces.
                                                                                                                                 Imagem: Reprodução/Google

Os ingressos comprados com antecedência custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), já para compras efetuadas na bilheteria do evento o valor chega a R$ 66 e R$ 33 respectivamente. As visitas ocorrem com hora marcada e são realizadas em grupos de até 20 pessoas. O horário de funcionamento é das 11h às 21h, de terça-feira a domingo.

Fonte: Huffpost

Pavê de Paçoca com Chocolate

Rendimento:  10 porções Tempo de preparo total:  02h30min Ingredientes Creme: 1 caixinha de Leite Condensado 2 xicaras (chá) de ...